Carolina Lino Yoga
EN

Como Entoar Mantras Tem Efeitos Positivos No Cérebro

17 janeiro 2026

Como Entoar Mantras Tem Efeitos Positivos No Cérebro
Como Entoar Mantras Tem Efeitos Positivos No Cérebro

Os mantras são cânticos devocionais, muito conhecidos no yoga, que, quando vocalizados, possuem grandes poderes a nível físico e mental. Literalmente, mantra significa “instrumento do pensamento” e está relacionado com ondas vibracionais, capazes de atuar no corpo de cada um de nós, portanto basta apenas rodearmo-nos de mantras para sentir um efeito profundo no nosso estado de espírito. Incorporar mantras na prática diária é uma forma de entrar na mesma energia vibracional que eles produzem, e, com isso, abrir a mente e o coração para planos mais elevados de consciência.

Reduz o stress e acalma o sistema nervoso
Vocalizar mantras ativa o sistema nervoso parassimpático, diminuindo os níveis de cortisol (a hormona do stress), trazendo uma sensação de calma. Com o tempo, esta prática regular pode aumentar a resiliência emocional, melhorar a qualidade do sono e fortalecer a ligação entre corpo e mente, permitindo que a pessoa viva de forma mais equilibrada e centrada.

Produz efeitos vibracionais benéficos
A vibração sonora do mantra ressoa no corpo — especialmente nas cavidades do crânio e no peito — estimulando o nervo vago, que liga o cérebro a vários órgãos (como o coração, os pulmões e os intestinos). Este nervo começa no tronco cerebral, na base do crânio, e desce pelo pescoço, passando pelo tórax até ao abdómen.

Ativa áreas cerebrais ligadas ao foco e à atenção
Durante a vocalização de mantras, regiões como o córtex pré-frontal (ligado à concentração) e o hipocampo (associado à memória e à aprendizagem) são estimuladas, o que aumenta o foco e reduz o ruído mental, silenciando a mente.

Mantra para acalmar a mente:

Gayatri Mantra
Texto: Om Bhur Bhuvaḥ Swaḥ / Tat Savitur Vareṇyaṃ / Bhargo Devasya Dhīmahi / Dhiyo Yo Naḥ Prachodayāt
Significado: Invocação à luz do sol interior, pedindo clareza, sabedoria e despertar espiritual.

Nas práticas de yoga e meditação que facilito na ilha de São Miguel, cantamos ou simplesmente entoamos mantras no início da aula, com o intuito de nos desligarmos das preocupações externas e mergulharmos no momento presente. O yoga oferece inúmeras ferramentas que nos ajudam a aprofundar esse mergulho interior, trazendo benefícios profundos para o corpo, a mente e o espírito.

Ao incorporar os mantras nesse processo, criamos uma ponte entre o silêncio interno e a vibração universal — um caminho simples e poderoso para cultivar serenidade, clareza e presença. Cantar mantras é, em essência, uma forma de meditação sonora que desperta a consciência e harmoniza todo o nosso ser.