EN

4 Lugares na ilha de São Miguel para meditar

29 junho 2023

É imprescindível visitar a ilha de São Miguel e não conhecer alguns lugares inóspitos que nos deixam sem fôlego.

Estar com a natureza traz diversos benefícios para a saúde mental e bem-estar. Ajuda a manter a mente no aqui e agora, liberar das confusões da vida quotidiana, como elevar o coração à mais perfeita paz de espírito, reduzindo assim o stress e a ansiedade.
Parafraseando, Vincent Van Gogh. “Quem realmente ama a natureza, consegue ver beleza em todas as coisas.”

Abaixo apresento alguns dos recantos na ilha de São Miguel que, sem dúvida, são marcantes tanto pela sua beleza, como pela sua energia, sendo ideais para meditar.
Espero que se sinta anestesiado com tanta pureza.


Cascata do Segredo

A Cascata do Segredo está localizada na freguesia de Água de Alto, no Concelho da Vila
Franca do Campo.
É na localidade Lugar da Praia (Trinta Reis) que começa o trilho. Ao longo desta caminhada, observe os cursos de água, cascatas, ribeiras, e as quatro fábricas, das quais uma está em funcionamento e a outra foi reaproveitada como museu.
A caminho da idílica cascata do segredo aprecie a fauna e a flora, sendo uma mata composta maioritariamente por incensos (Pittosporum undulatum) e acácias (Acacia melanoxylon). Este lugar é incomparável, cujo nome faz jus à sua tamanha beleza.
Aqui tenha um instante com a paz e a harmonia. Feche os olhos e sinta a imensidão deste lugar.
Coordenadas para GPS: 37° 43.288’N 25° 27.975'W


Pico da Vara

Quem deseja fugir ao caos e à confusão quotidiana, este trilho é de paragem obrigatória, pois encontra aqui amplas e generosas vistas panorâmicas.
O trilho faz-se ao longo da Reserva Natural do Pico da Vara, o ponto mais alto da Ilha de São Miguel atingindo os 1105 metros.
Durante o trilho, é possível observar a vegetação endémica como o cedro-do-mato (Juniperus brevifolia), o azevinho (Ilex azorica) e a urze (Erica azorica). Não resista em olhar para trás e ir desfrutando da paisagem deslumbrante, e da energia que este lugar transmite.
Ao chegar ao ponto mais alto, somos recebidos com um espetáculo panorâmico de perder o fôlego. É tempo de parar!
Coordenadas para GPS: 37° 48.572’N 25° 12.669'W


Salto da Inglesa

Salto da Inglesa ou ‘’Janela das Furnas’’ está localizado nas Furnas perto do miradouro do Pico do Ferro, precisamente no topo da cascata. Faça a caminhada em silêncio, respire fundo e contemple a força da natureza.
Ao chegar, depare-se com uma vista lindíssima sobre a lagoa e o Vale das Furnas, uma
amplitude de visão que enfatiza o recorte de toda a natureza, que forma um quadro natural de uma beleza desarmante. Observe a perfeição deste lugar que nos prende e nos custa largar pela paz que nos transmite.
Perceba o quão pequeno é diante de tanta beleza e magnitude.
É tempo de interiorização!
Coordenadas para GPS: 37° 46.176’N 25° 20.317'W


Cascata do Teófilo

É um trilho circular com início e fim no centro da freguesia na Lomba de São Pedro.
Durante a caminhada, vá prestando atenção ao borbulhar das quedas de água, à vegetação autóctone e aos fontenários, que davam de beber às comunidades. Aprecie este momento de viagem interior e de contemplação.
Chegada à cascata do Teófilo, retempere forças na frescura, ponto ideal para fazer um
piquenique e para meditar. Respire a magia do lugar, sinta a natureza, ouça o som das árvores, da água, e observe o sol a brilhar na estonteante beleza da natureza.
Este é mais um dos lugares que ficam na memória, de quem ama sentir a natureza no seu estado puro.
Coordenadas para GPS: 37°51'06.1"N 25°18'22.6"W


“A natureza pode suprir todas as necessidades do homem, menos a sua ganância.”
Mahatma Gandhi