Quer criar uma rotina matinal saudável, mas a ideia de acordar cedo para fazer Yoga não lhe motiva? Então uma maneira fácil de incorporar uma prática diária de Yoga na sua vida é fazer Yoga logo de manhã antes mesmo de sair da cama!
Praticar Yoga na cama permite que acorde lentamente. Mantenha uma prática regular de yoga, melhorando a sua saúde e bem-estar geral.
Para que o dia seja leve, esteja em paz consigo próprio e com o mundo à sua volta, recomendo que dedique um tempo para si, mesmo antes de colocar os pés no chão.
Como o colchão é muito mais instável do que o chão, não é recomendado que faça posturas em pé ou de equilíbrio na cama.
O Yoga na cama pode ser praticado logo antes de dormir ou imediatamente ao acordar.
Esta prática matinal na cama ajuda a melhorar a flexibilidade, força e circulação, o que o ajudará a dormir mais profundamente e a acordar mais descansado! Uma prática de Yoga matinal também pode aumentar a sua energia e vitalidade, reduzindo o stress em geral.
Antes de executar os exercícios abaixo indicados, lembre-se que a cama não é o mesmo que estar no chão, por isso se sentir desconfortável na cama, pode sempre estender o seu tapete de Yoga no chão, e usufruir destes exercícios. Além disso, respeite o seu corpo e os seus limites.
Exercícios:
1- Sente-se na cama numa postura confortável, cruze as pernas, mantenha a coluna reta, ombros relaxados, mãos em Shiva mudrá sobre os pés e olhos fechados.
Dirija a sua atenção para dentro. Inspire profundamente 10x, sentindo o ar entrando pelo nariz expandindo o seu diafragma lentamente, e expire, reparando nos pensamentos a surgirem e a desvanecerem.
Observe e concentre-se na sua respiração. Esta deve ser lenta, profunda, completa e nasal.
Ao terminar o pránáyáma, pense numa intenção para o seu dia.
2 - Inicie e conclua o movimento com a cabeça tombada para trás. Aproxime a orelha direita do ombro, queixo do peito, orelha esquerda do ombro e tombe novamente a cabeça para trás, descendo pelo mesmo lado que subiu. (2 ciclos)
3 - Suba os braços lateralmente, entrelace os dedos das mãos e desça para o lado direito. Abra o peito para o céu, relaxe o pescoço e olhe para cima. Execute o mesmo para o outro lado. (2 ciclos – 5 respirações)
4- Sente-se com as pernas juntas e estendidas à sua frente. Com as costas retas comece por fazer uma inspiração profunda, subindo os braços e expire aproximando o tronco das pernas e ao mesmo tempo desça os braços, pousando as mãos nos pés ou nas pernas. Permaneça na postura e sinta o alongamento nas costas. (1 ciclo – 8 respirações)
5 - Com as pernas cruzadas, a coluna forma uma pequena retroflexão, para que a cabeça fique tombada para trás e as mãos afastadas na largura dos ombros pousadas na cama atrás do corpo. (1 ciclo – 5 respirações)
6 - Ainda com as pernas cruzadas, suba os braços lateralmente, desça o braço direito, pousando a mão direita no colchão, e o braço esquerdo estendido sobre a cabeça. Abra o peito para o céu, relaxe o pescoço, desça o ombro direito e olhe para cima. Execute o mesmo para o outro lado. (2 ciclos – 5 respirações)
7- Com as pernas estendidas sobre a cama, inspire subindo os braços e gentilmente ao expirar faça uma torção para o seu lado direito, colocando a perna direita sobre a esquerda, a planta do pé direito deve permanecer assente no colchão, perto da perna esquerda. A sua mão esquerda no joelho direito e a outra mão pousada na cama atrás do corpo. Os ombros permanecem alinhados. (1 ciclo – 5 respirações)
White Exclusive Suite & Villas