O Yoga é uma filosofia de autoconhecimento que, por meio da prática de técnicas e procedimentos milenares, visa à identificação do ser humano com a sua própria natureza e sua integração com o universo.
O objetivo primordial é harmonizar o corpo físico com a respiração e a mente, através de técnicas respiratórias (pránáyámas), posturas (ásanas) e meditação (dhyána) estática ou em movimento. Além disso, a prática contínua equilibra os centros de energia (chakras), permitindo assim que a energia vital (prána) flua livremente por todo o corpo, aumentando assim a vitalidade.
Neste artigo, descobrirás por que essa prática milenar é maravilhosa, não apenas para o corpo, mas sobretudo para a mente.
Alguns dos seus benefícios princípios são:
1. Oferecer a quantidade de oxigénio necessário para que as células do corpo funcionem de forma correcta
Através dos pránáyámas aprendemos a oxigenar as células e a eliminar o gás carbónico. Prána é a energia vital, é o que traz a força, a vida aos órgãos e às células, promovendo assim um reequilíbrio do organismo.
2. Reduzir a ansiedade e o stress
A meditação estática ou em movimento praticada no yoga leva a pessoa a se concentrar no presente, esvaziando a mente de problemas, como também, os pránáyámas são grandes aliados, ajudando no reequilíbrio do organismo e a um estado de relaxamento, diminuindo todo o stress acumulado.
3. Aumentar a energia física
A prática de Yoga melhora a resistência e fortalece os músculos, com maior ou menor intensidade.
4. Oferecer um maior controlo das emoções
O Yoga busca balancear e estabilizar nossas emoções, aprendemos a lidar com as nossas emoções, medos, amarras físicas e psíquicas, frustrações, arrependimentos, raiva. A prática regular de Yoga permite estar mais consciente desses estados emocionais.
5. Restabelecer o sono
O relaxamento gerado pelo Yoga facilita o sono, com isso o Yoga aumenta a produção da melatonina, o hormônio que regula o ciclo do sono, levando a um repouso mais restaurador.
6. Melhorar a qualidade de vida
A prática diária de yoga trabalha o nosso corpo físico e mental, ajuda-nos a olhar para a vida com outros olhos e a cultivar o foco, energia e positividade.
7. Aumentar a flexibilidade e equilíbrio
Os exercícios de respiração, meditação e relaxamento ajudam a focar no momento presente. Flexibilidade não é um pré-requisito para o Yoga, mas contudo ajuda a manter as articulações, tendões e músculos flexíveis, além de evitar lesões e manter a forma.
8. Ativar o sistema nervoso parassimpático
É o que causa uma queda na hipertensão, além de melhorar o fluxo sanguíneo em intestinos e órgãos genitais.
Por isso é que a prática de Yoga é tão importante e que pode ajudar em todos os sentidos.
Espero que esse artigo tenha ajudado a teres outra visão do Yoga, porque o Yoga é muito mais que exercícios físicos! Deve ser praticado todos os dias, em todos os momentos, não só no tapete, mas fora dele.
Boas práticas!
"Yoga é como música: o ritmo do corpo, a melodia da mente e a harmonia da alma criam a sinfonia da vida."
B.K.S. Iyengar