Provavelmente, se praticas Yoga regularmente, já ouviste vários mantras nas aulas, que normalmente são recitados mentalmente ou em voz alta.
Literalmente, mantra significa “instrumento do pensamento” e está relacionado a ondas vibracionais, capaz de atuar no corpo de cada um de nós, portanto basta apenas se cercar de mantras que terá um efeito profundo no seu estado de espírito. Incorporar mantras na sua prática diária é uma forma de entrar na mesma energia vibracional que eles produzem, e, com isso, abrir a mente e o coração para os planos superiores, além de trazer maior clareza em assuntos mundanos, regular a frequência cardíaca, melhorar as ondas cerebrais, reduzir a pressão arterial, acalmar a mente, trazer harmonia para o coração, pacificar as emoções e ajudar-nos a compreender e aceitar quem somos e aumentar a paz interior.
Todos os dias, o nosso cérebro é bombardeado com sons que chegam através da interação com o mundo, desde os harmoniosos, como a música, aos agressivos, fruto da poluição sonora, e aqueles são uma parte considerável desse conjunto de informações recebidas. Cada som, provoca reações no corpo e na mente do indivíduo, os da natureza têm um impacto profundo no corpo, geralmente é de relaxamento, paz e bem-estar.
Como os mantras beneficiam a meditação?
Na meditação, a mente tem normalmente tendência para divagar, por isso
entoar os mantras permite-nos alhear das experiências e influências externas, levando-nos para o silêncio, abrindo o espaço interior. O foco é essencial, fazendo com que voltemos para o momento presente, assim a mente fica mais leve, menos sobrecarregada de pensamentos repetitivos e de preocupações.
Recitar mantras é uma forma de fazer afirmações positivas, geralmente dirigidas a si mesmo, o que pode ser entendido como uma técnica de autoajuda, por isso pode fazer o seu próprio mantra. Em todos os casos, é fundamental manter em mente o significado e a intenção do mantra, evitando a mera repetição mecânica.
Para facilitar a vossa experiência, partilho convosco, a minha playlist Bliss com os meus mantras favoritos. Eles são relativamente fáceis de aprender, mas também são profundamente transformadores.