Carolina Lino Yoga
EN

Fibromialgia: benefícios da prática regular de Yoga

27 março 2022

Fibromialgia: benefícios da prática regular de Yoga
Fibromialgia: benefícios da prática regular de Yoga

A fibromialgia generalizada crónica tem sintomas físicos e psicológicos: distúrbios do sono, fadiga, sono não restaurador, rigidez corporal, sofrimento psicológico, rigidez e sensibilidade nas articulações, músculos e tendões, ansiedade e/ou depressão, dor persistente e sensibilidade. Estas são amplificadas pelo corpo todo, que vão suavizando ao longo do dia até serem apenas uma lembrança distante.


Como o Yoga pode ajudar?

Vários estudos indicam que o Yoga pode ajudar significativamente as pessoas com fibromialgia, influenciando diretamente no aspeto físico e mental. Os exercícios físicos (ásanas) sendo adaptáveis a qualquer indivíduo, incentivam a liberação de substâncias como a endorfina que atuam como analgésicos naturais, dando a sensação de relaxamento e bem-estar. Melhoram a postura, o aperfeiçoamento do equilíbrio, o relaxamento muscular e o fortalecimento e o alongamento físico.
É importante que a prática de Yoga deva ser feita de uma forma suave e que estimule o relaxamento, evitando posturas muito exigentes.
Os exercícios respiratórios (pránáyámas) também são importantes na vida destas pessoas que, muitas vezes, deixam de respirar profundamente e de uma forma completa, devido ao stress e ansiedade que desencadeia dia após dia, respirando apenas superficialmente. As respirações lentas, expirações prolongadas e retenções na respiração têm efeitos psicofisiológicos: ativam o sistema nervoso parassimpático e desativam o sistema nervoso simpático, libertando hormonas de stress.
O Yoga também inclui a técnica de relaxamento (yoganidrá), dotada de enorme potencial, pois trabalha desde a camada física, mental, energética, intelectual e espiritual que visa estabilizar o nível da pressão sanguínea, tratamento de insónia, ajuda na purificação e dissolução de bloqueios mentais e sintonizar o corpo e a mente levando a uma maior ligação interior.

Testemunho:
O meu nome é Maria, tenho 60 anos, e resolvi experimentar aulas de Yoga para ajudar-me no meu problema de saúde que é a fibromialgia. O Yoga tem-me ajudado muito a nível físico e psicológico. A fibromialgia prende muito os meus músculos, especialmente os braços e a anca, pelo que os exercícios de Yoga permitem-me alongar e relaxar os músculos de uma forma mais profunda, bem como aliviam a dor. Além disso, o Yoga ajuda-me a manter o
equilíbrio, pois com a idade comecei a sentir dificuldade em me equilibrar.
A nível psicológico, o Yoga tem-me ajudado a acalmar a mente e a melhorar a concentração. Tem sido também uma oportunidade de descoberta pessoal.
Gosto muito de praticar Yoga e estou sempre desejosa pelos dias da semana em que tenho as aulas. Aconselho as pessoas com o mesmo problema que eu a experimentar. Os exercícios têm de ser adaptados à nossa condição física e os benefícios são muitos. Não há idade para começar. Experimente
!”
Maria José