Carolina Lino Yoga
EN

Guia prático para começar a meditar

16 fevereiro 2022

Guia prático para começar a meditar
Guia prático para começar a meditar

O que é meditação?

É necessário parar e saber ouvir os apelos do nosso corpo, no meio da azáfama do nosso quotidiano. Entre as atividades profissionais, os afazeres domésticos, as solicitações conjugais e a dos filhos, o nosso corpo acusa cansaço e debilidade, mas insistimos em continuar. Pare, escute e atue. Já pensou que, ao invés de intoxicar o seu corpo com um comprimido para lhe energizar ou lhe fazer descansar, poderá haver uma alternativa saudável, íntima e gratuita? A meditação.

A meditação é um processo simples que envolve ser capaz de observar a mente ao invés de tentar controlá-la. É uma prática de conexão consigo mesmo, que ajuda a descansar a mente e a distinguir sentimentos, crenças e pensamentos, contribuindo para que faça escolhas melhores e mais conscientes ao longo da vida.
Pode começar a meditar durante 5 minutos, com ou sem orientação, embora numa fase inicial seja recomendável ter algum tipo de guia.

Os benefícios desta prática são variados como, a redução dos níveis de ansiedade, da depressão e do stress, lidando com as nossas emoções de forma mais positiva devido à ativação do córtex pré-frontal esquerdo que está ligado com factos positivos. Aprendemos a controlar melhor o nosso cérebro, como também aprendemos a descansá-lo para permitir um sono mais restaurador. Teremos ainda, maior domínio das ações em situações de stress e
reagir proativamente. A prática regular também aumenta a autoperceção corporal e da sua energia.

Siga os passos e comece a meditar hoje mesmo! Comece devagar e
gradualmente.


Prepare-se para meditar

Comece por desligar a televisão, colocar o telemóvel no modo silencioso e
escolher um lugar calmo.
Use roupa confortável para estar mais cómoda durante a prática.
Para promover o relaxamento, pode, ainda, usar velas, queimar um incenso,
colocar música própria para a meditação ou até apostar numa meditação
guiada, que falaremos em breve.


Encontre um lugar tranquilo

É possível meditar em qualquer lugar, mas um espaço preparado para isso ajuda na concentração. Deve optar por um lugar silencioso, que lhe transmita boas vibrações, livre de estímulos externos ou possibilidades de interrupção. É importante que seja numa hora que sabe, que nada poderá interromper esse tempo de quietude e entrega.


Escolha uma postura confortável

Pode se sentar numa cadeira ou no chão, sobre uma almofada, bloco ou tapete de yoga. Posicione-se de forma a ficar com as costas retas, sem incómodos físicos. Pode optar por cruzar as pernas (sukhásana), ou até mesmo deitado em decúbito dorsal. As mãos devem permanecer ao lado do corpo se optar pela postura deitada, ou coloque o dorso da mão direita sobre a palma da mão esquerda (Shiva mudrá) sobre o colo, se a escolha for sentado.


Concentre-se na sua respiração

A respiração é um dos elementos principais da meditação, mas também se pode concentrar nas suas próprias sensações físicas ou numa imagem.
Na respiração é importante, que encontre um ritmo confortável, mantendo o foco total no movimento. Inspire, sentindo o ar entrando pelas narinas. Segure um instante antes de expirar. Depois, experimente soltar o ar como um suspiro, direcionando a atenção para cada parte do corpo que se move, trazendo sensações de tranquilidade.
Se optar por uma imagem, pode visualizá-la mentalmente deixando a mente focada, no caso de uma distração, concentre-se novamente na mesma, assim que perceber que ficou distraído.


Observe os seus pensamentos e emoções

Durante a meditação é normal os pensamentos aleatórios invadirem a sua mente, experienciando várias emoções. Quando isso acontecer, volte a observar a sua respiração, sem julgar ou rotulá-los, é importante que aceite e observe os pensamentos, mas não se apegue a eles. Pense na respiração como o seu porto seguro, para onde volta sempre quando a dispersão acontece.
 

“A mente é tudo. O que você pensa você se torna.”
Buddha