Carolina Lino Yoga
EN

Os benefícios do Yoga no Surf

8 setembro 2022

Os benefícios do Yoga no Surf
Os benefícios do Yoga no Surf

Numa primeira abordagem, Yoga e Surf são atividades incompatíveis, pois uma exige permanência e a outra exige movimento. Mas, será mesmo assim? Será que ambas se reduzem a adjetivos que atribuímos conforme o nosso poder de observação?

A palavra Yoga significa união. União do corpo e da mente, com o ambiente e consigo mesmo. No surf, tal comunhão é extremamente importante, pois é imperativo tê-los centrados para fazer o movimento preciso no momento certo.

No mar é preciso estar sincronizado com a velocidade e intensidade das ondas, quase não há tempo para correções de posturas. Já no tapete de Yoga, é possível aperfeiçoar, com calma, cada postura e nela permanecer, adquirindo assim a concentração, resistência e plenitude – também necessárias no surf, até que se torne um hábito.

Por isso, é imperativo que na prática do surf se aqueça o corpo antes de ir para o mar, para que não haja lesões futuras.


Vantagens para a sua mente

A conexão entre o Surf e Yoga permite-nos adquirir uma consciência respiratória fazendo circular o prána, energia vital, dentro de nós, como um novo estado de perceção e de presença no aqui e no agora.

Nesta conexão, entregámo-nos de corpo e alma e alcançamos toda a autoconfiança e autossuficiência necessária, tornando-nos pessoas mais confiantes, pacientes, calmas, levando a um maior controle sobre as nossas emoções, particularmente, em situações desafiantes, nas quais o surf se enquadra. Não nos esqueçamos que esta prática desportiva obriga, constantemente, que a nossa mente permaneça calma para que o corpo seja capaz de agir melhor.

Portanto, o Yoga é uma prática que visa melhorar as suas habilidades de surf, pois antes de se aventurar numa sessão desta prática desportiva, pode ser uma boa forma, entrar com a mentalidade certa para o próximo desafio na água e, após a sessão, o Yoga é uma ótima ferramenta para se tranquilizar e relaxar.


Vantagens para o seu corpo

Para além de inúmeros benefícios acima falados, o Yoga também tem um forte efeito positivo no seu corpo. Sem dúvida, que o Surf e o Yoga se complementam perfeitamente. A prática regular de Yoga pode ajudar a fortalecer os músculos e as áreas do corpo mais importantes para o surf.

Antes da sessão de surf, os exercícios de Yoga podem ajudá-lo a aquecer e alongar todos os músculos importantes do seu corpo. Após o surf, ajuda a relaxar e permite que seus músculos se regenerem mais rapidamente.

O surf, por vezes, pode se tornar cansativo e desgastante para o seu corpo, levando a um desconforto na lombar, ombros, pescoço e até quadris. Com a regularidade da prática de Yoga, os exercícios adequados amenizam e, muitas vezes, removem por completo essas dores, além de trazer mais flexibilidade e amplitude de movimentos. Permanecer na prancha após a manobra requer muito equilíbrio. Ao praticar o seu equilíbrio em terra primeiro, será mais fácil ficar de pé na prancha por muito mais tempo.


Resumo da importância do Yoga no surf:

  • Aumenta a flexibilidade e a amplitude de movimento;
  • Fortalece o core;
  • Melhora a postura;
  • Reduz o risco de lesões;
  • Reduz o tempo de recuperação;
  • Alívio de dores e do esforço;
  • Melhora o equilíbrio;
  • Melhora a consciência corporal e a coordenação;
  • Aumenta a resistência (stamina);
  • Melhora a respiração;
  • Energiza o corpo e a mente
  • Relaxa os músculos do corpo, o que permite movimentos mais eficientes;
  • Aumenta o foco;
  • Eleva a autoconfiança e autossuficiência.


Testemunho:

Enquanto surfista e após ter surgido a oportunidade de iniciar a prática de Yoga para complemento ao surf, posso dizer que foi uma experiência que me enriqueceu quer pessoalmente quer fisicamente. Pessoalmente, o Yoga ajudou-me a ter uma mente mais forte e deixou-me capaz de lidar com uma maior tranquilidade as adversidades do dia a dia. Em relação ao meu desporto, o surf, a prática de Yoga levou a que eu conseguisse melhorar a minha flexibilidade e consequentemente a amplitude dos movimentos em cima da prancha. Aprendi a controlar a minha respiração durante as práticas e, deste modo, consegui rentabilizar a minha energia, dentro de água, podendo desfrutar de sessões de surf mais longas, pois uma respiração controlada implica uma maior resistência.
Algo que também considerei muito importante durante todo este processo de práticas semanais, foi o facto de poder relaxar com grande eficácia os músculos do meu corpo, sentindo-me mais relaxada e ajudando, também, a prevenir as lesões, um fator muito importante na vida de qualquer atleta.
Além de todas estas razões, senti-me num espaço calmo, que me transmitia confiança e tranquilidade, um espaço onde pude ser feliz e onde consegui adquirir muitas competências transmitidas pela professora Carolina.
Em suma, todos os atletas deveriam incluir a Yoga na sua rotina.
Maria Laura Teves