A adolescência é, na realidade, uma fase de extrema importância no desenvolvimento das crianças e requer uma atenção e foco especiais. Neste período, ocorrem múltiplas alterações físicas, psicológicas, cognitivas e sociais.
As aulas de Yoga ajudem o adolescente a ouvir o seu interior, porque ao fazê-lo leva à cura interna das feridas do passado e do presente, abrindo os seus espaços de regeneração, de desbloqueio de emoções e de superação de medos, mantendo assim uma conexão entre o corpo, a mente e o espírito.
Além disso, a prática regular de Yoga também leva à aceitação, ajudando o adolescente a sentir-se mais interligado e consciente do seu corpo, aceitando a sua imagem de uma forma mais saudável.
Outro ponto importante, é o desapego dos bens materiais, pois num contexto onde há um uso quase compulsivo do telemóvel, das redes sociais e da internet, torna-se um desafio distanciar-se de tudo isto e vivenciar o momento. Contudo, os princípios morais e éticos do Yoga - Yamas e Niyamas, ajudam neste caminho de evolução e de autoconhecimento.
O Yoga dispõe de um conjunto de valores e de ferramentas para a vida de uma adolescente, tais como: as posturas físicas; as técnicas meditativas; as respiratórias e as de relaxamento.
Os ásanas, aumentam a força física, a flexibilidade articular, a agilidade, a consciência corporal, fortalece os músculos, melhora a coordenação motora e até mesmo a criatividade. Além disso, as posturas físicas provocam mudanças psicológicas, fisiológicas e atuam sobre as energias sutis do organismo.
A meditação regula os batimentos cardíacos, melhora o cognitivo, o equilíbrio emocional, reduz a apatia psicofísica, o autocontrole da ansiedade e reduz sintomas físicos e emocionais do stress.
Com a prática regular da meditação, os adolescentes podem usufruir do estado de paz que esta oferece, adotando valores como: a empatia; a tolerância; a honestidade; a confiança e a paciência. Assim, tornam-se pessoas muito mais calmas diante de qualquer adversidade.
Através do pránáyáma, os adolescentes superem os obstáculos de forma positiva, utilizando as ferramentas de autocontrole necessárias em situações de stress.
A respiração consciente tem um impacto muito poderoso, mantém-nos no aqui e agora. Viver o presente enquanto se conecta com o corpo, sendo o antídoto perfeito para a ansiedade, o medo, a angústia e a frustração.
O Yoganidrá, o estado entre o sono e a vigília, leva o praticante a uma intensa descontração, visando recuperar energias das tensões diárias, proporcionando libertação dos ciclos de ansiedade. Vários estudos científicos comprovam que o relaxamento profundo não só leva à diminuição do stress, da ansiedade crónica e da depressão, como também na recuperação de processos traumáticos e de muitas outras doenças psicológicas.
Benefícios do Yoga na adolescência: