Carolina Lino Yoga
EN

Meditação: As Melhores Posturas para Meditar

24 abril 2024

Meditação: As Melhores Posturas para Meditar
Meditação: As Melhores Posturas para Meditar

A meditação tem sido cada vez mais procurada pelos seus diversos benefícios, entre eles, a redução dos níveis de ansiedade, da depressão e do stress. Lidamos com as nossas emoções de forma mais positiva, devido à ativação do córtex pré-frontal esquerdo, que está ligado a factos positivos. Aprendemos a controlar melhor o nosso cérebro e também a descansá-lo para permitir um sono mais restaurador. Ainda ganhamos maior domínio das ações em situações de stress e reagimos proativamente. A prática regular também aumenta a autoperceção corporal e da sua energia.

Neste artigo, ajudo-o a escolher as melhores posturas para usufruir de um bom momento de meditação, cada uma adequada a diferentes níveis de flexibilidade e preferências pessoais:

  1. Sukhásana: É considerada a postura mais fácil para meditar, na qual é possível permanecer por mais tempo. Comece por se sentar sobre o tapete de yoga e cruze as pernas à frente com as mãos sobre os joelhos.
  2. Vajrásana: Nas primeiras vezes, pode ser difícil permanecer, até que se habitue. Coloque os joelhos no chão e sente-se sobre os calcanhares, estes ligeiramente afastados entre si, e mantenha as costas direitas.
  3. Padmásana: É a mais conhecida para meditar, mas a mais desafiante para quem tem pouca flexibilidade. A postura de lótus envolve sentar-se com as pernas cruzadas, com cada pé sobre a coxa oposta. Caso não consiga, pode optar por colocar apenas um pé sobre a coxa e o outro fica pousado no chão.
  4. Shavásana: Se se sentir desconfortável nas outras posturas, meditar deitado é sempre uma boa opção, embora a probabilidade de adormecer seja maior. Deite-se em decúbito dorsal com os braços ao lado do corpo e os pés soltos para os lados.

Cada uma dessas posturas pode ser adaptada com o uso de acessórios como almofadas, blocos ou cobertores para aumentar o conforto. Experimente diferentes posturas para descobrir qual funciona melhor para si.

Pode começar a meditar durante 5 minutos, com ou sem orientação, embora numa fase inicial seja recomendável ter algum tipo de guia.