A meditação é um processo simples que envolve ser capaz de observar a mente em vez de tentar controlá-la. É uma prática de conexão consigo mesmo, que ajuda a descansar a mente e a distinguir sentimentos, crenças e pensamentos, contribuindo para que se façam escolhas melhores e mais conscientes ao longo da vida.
No ambiente profissional, onde há um consumo constante e intenso de informações de diversas fontes (algumas vezes, todas ao mesmo tempo), a meditação torna-se mais essencial do que nunca. A meditação tem inúmeros benefícios quando praticada regularmente. Abaixo apresento alguns.
Reduz o stress: Os níveis de cortisol (hormona relacionada ao stress) atingem picos elevados quando o indivíduo não consegue resolver tudo o que precisa. O papel da meditação nesta esfera é proporcionar uma sensação prolongada de bem-estar, ressaltando os sentimentos positivos.
Reduz a ansiedade: É necessário parar e saber ouvir os apelos do nosso corpo, no meio da azáfama do nosso quotidiano. Em situações de mais ansiedade, prazos de entrega, problemas de trabalho, a meditação ajuda a reduzir a ansiedade.
Aprimoramento da criatividade: Ao adotar uma rotina de prática, o indivíduo melhora a sua clareza mental, experimenta uma sensação de leveza, felicidade e paz consigo mesmo e com os demais, além de enfrentar menos pensamentos que obscurecem a sua criatividade.
Melhora na concentração: A abundância de estímulos externos frequentemente distrai a pessoa do seu trabalho atual. A meditação ajuda o indivíduo a manter o seu foco nas tarefas, executando-as com excelência.
Se sentires que está na altura de investires em ti, convido-te a ler o artigo: Guia prático para começar a meditar. Lá terás todos os passos necessários para iniciares esta jornada.